A importância da Análise do Comportamento Aplicada para o autismo
Geral

A importância da Análise do Comportamento Aplicada para o autismo

  Ejner 4 Autism Por: Ejner 4 Autism

A Análise do Comportamento Aplicada (ACA) ou, em inglês, Applied Behavior Analysis (ABA), é uma ciência, criada pelo analista de comportamento B.F. Skinner (1904 – 1990) que tem como objetivo estudar a relação entre o comportamento, o ambiente e a aprendizagem.

    A Análise do Comportamento Aplicada (ACA) ou, em inglês, Applied Behavior Analysis (ABA), é uma ciência, criada pelo analista de comportamento B.F. Skinner (1904 – 1990) que tem como objetivo estudar a relação entre o comportamento, o ambiente e a aprendizagem. Essa ciência tem relação direta com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), pois atua na redução dos comportamentos desafiadores e no aumento dos comportamentos apropriados.

    O Transtorno do Espectro do Autismo é um Transtorno Generalizado do Desenvolvimento, que afeta significativamente os indivíduos através de várias áreas de capacidade. A palavra “generalizado” significa que o transtorno afeta os indivíduos em uma variedade de diferentes áreas de desenvolvimento. É importante destacar também que, por se tratar de um espectro, existe uma grande variabilidade nas habilidades e comportamentos que variam de indivíduo para indivíduo.

 

A Análise do Comportamento Aplicada é uma ciência que tem como um dos princípios a individualidade dos sujeitos.


    Uma das principais inconformidades de familiares ou profissionais que lidam com o autismo são os comportamentos desafiadores que se expressam das mais variadas formas. Poderíamos citar como exemplos a ansiedade e o estresse, que se externalizam como birras, agressões, comportamentos de fuga, entre outros. A ACA, através de seu princípio básico, atua no sentido de redução dessas desarmonias em simultaneidade com o aumento do que é considerado comportamento apropriado.

    Um dos principais elementos básicos da Análise do Comportamento Aplicada é a Contingência Tríplice. Ela é formada por três pontos de análise: o antecedente, o comportamento e a consequência. Antecedente é tudo o que ocorre imediatamente antes do comportamento. Comportamento é qualquer ação em que o indivíduo está envolvido. Consequência, por fim, é tudo o que acontece imediatamente depois do comportamento. A partir dessas definições e da investigação da interação do comportamento com o ambiente, o Analista de Comportamento consegue mapear não só os três termos dessa contingência, como também propor soluções de melhoria contínua.

    A partir dos conceitos apresentados e de conteúdos mais aprofundados, a Análise de Comportamento Aplicada é capaz de, não só aprimorar as habilidades dos sujeitos, como transformar a sua relação com a sociedade no cotidiano. Tudo isso é conseguido a partir de estudos e de coletas de dados, com análises metodológicas gráficas. Destaca-se, aqui, que não são os profissionais da Análise de Comportamento que desempenham esse papel. Outros profissionais, além dos pais, irmãos ou qualquer pessoa que esteja presente no dia a dia do indivíduo com autismo devem estar familiarizados com esses princípios. Apenas a prática consistente e em conjunto desses conhecimentos é que será um potencial transformador do sujeito com TEA.